ibope

Filtre os dados

ACESSO EXCLUSIVO CLIENTES

Glossário

Adh%: (perfil) É o indicador que reflete a composição da audiência em relação aos targets. Considera as variáveis sexo, classe sócioeconômica e faixa etáría. Numa soma de percentuais complementares, como por exemplo homens e mulheres, sempre totaliza 100%. 

 

Alcance Ativos (%): é o percentual de todas as pessoas com 2 anos ou mais que visitaram um site ou utilizaram algum aplicativo de internet.

 

Alcance TV: O alcance nas pesquisas e estudos de audiência representa a quantidade de indivíduos que estiveram expostos a um programa ou faixa horária por, pelo menos, um minuto durante o período pesquisado.  Dessa forma, representa quantas pessoas tiveram contato com determinado programa ou faixa horária.


Amostra: Amostra é uma parte da população que representa o universo a ser pesquisado. Por exemplo, como perguntar diariamente a 150 milhões de brasileiros o que assistiram na TV no decorrer do dia seria inviável, os institutos de pesquisa trabalham com amostras de pessoas. Selecionam, em cada região estudada, um grupo especialmente definido para representar toda a população. 

A característica mais importante de uma amostra não é seu tamanho, e sim a sua representatividade com relação à população total.

Censo: Enumeração completa da população de um país com o propósito de determinar o tamanho da população e algumas características que a definem. Por sua complexidade, os censos normalmente são coordenados por governos.

Demográficos: São as características das pessoas ou de domicílios (sexo, idade ou nível socioeconômico) que podem ser utilizadas para entender melhor as audiências e os consumidores.


Índice de Audiência Rádio (%): representa o percentual de pessoas sintonizadas por minuto. É indicado em % da população ou em número absoluto de ouvintes.

• Audiência% é o total de minutos ouvidos, dividido pelo número total de minutos disponíveis.

• Audiência absoluta é o universo x a audiência, dividido por 100.

Índice de Audiência TV (%): O índice de audiência representa o percentual do total de indivíduos ou de domicílios que assistiu a qualquer canal de televisão em determinado período de tempo. O índice de audiência pode ser expresso em:

• Audiência domiciliar, que indica o percentual, sobre o total de domicílios com aparelhos de TV, que assistiu a televisão em determinado período de tempo 

• Audiência individual, que indica o percentual de indivíduos que assistiu a televisão em determinando período de tempo.

Leitores recentes
: O conceito de leitor recente está presente tanto em jornais como em revistas. Leitor recente é o que leu um determinado título no último período (dia, semana, quinzena, mês) referente à sua circulação. A leitura não precisa ser necessariamente do último exemplar publicado.

Penetração – Consumo
: Mede a incidência de consumo de determinado produto, serviço ou mídia nos diferentes targets, isto é, nos diferentes agrupamentos da sociedade. Essa avaliação permite verificar em qual target o produto, serviço ou mídia em questão é mais consumido em relação à média geral da população e em relação a outros targets.


População: O número total de pessoas ou domicílios de onde se seleciona a amostra.

Share: Parcela de participação de determinada emissora, programa, site, marca ou produto diante do total medido.

Tarifas oficiais: Tarifas publicadas pelos meios de comunicação. Não consideram descontos aplicados e não estão sujeitas a negociação.